panoramasãopaulo
Nossa paulicéia: retratos, retalhos...
19/10/2006
Casa do Sítio da Ressaca
Em uma manhã ensolarada, em foto tirada a partir da Rua Nadra Raffoul Mokodsi, a preciosa Casa do Sítio da Ressaca, por Adriano Vieland

Está no Jabaquara? Tem algum tempo livre? Quer investir nesse tempo? Conheça então a Casa do Sítio da Ressaca.

Aquela casinha - "feia" pra muita gente - branquinha, perdida dentro do Centro Cultural Jabaquara, na verdade é um dos raros exemplares de casas bandeiristas da cidade; com paredes feitas de pau-a-pique, empregando a técnica de taipa-de-pilão, a construção, é de 1719.

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1978, o imóvel recebeu esse nome por estar próximo - quando em seu estabelecimento e construção - do Córrego do Barreiro, conhecido como o Córrego da Ressaca.

Serviu de residência, e teve seu uso rural até o final da década de 60, quando seu último proprietário - Antonio Cantarella - efetivou seu loteamento e iniciou o processo de urbanização do bairro do Jabaquara. Nesse mesmo período, boa parte dos imóveis da região foram desapropriados para servir de abrigo ao pátio de manobras das futuras instalações do metrô.

Após algumas reformas, e sustos, como o incêndio parcial ocorrido em 1986, a casa serviu de sede, entre 1991 e 2002, do Acervo da Mamória e do Viver Afro-Brasileiro. Hoje simplesmente está lá, no número 3 da Rua Nadra Raffoul Mokodsi.


 

Marcadores: , , ,

Publicado por Adriano Vieland às 09:41 | permalink | compartilhar
I power Blogger topo