panoramasãopaulo
Nossa paulicéia: retratos, retalhos...
18/10/2006
Beneficência Portuguesa
Detalhe das janelas em um dos grandes blocos que compõem o Hospital Beneficência Portuguesa, por Adriano Vieland

Um hospital; os ares se misturam entre a esperança e a preocupação, um clichê de alegria e tristeza; ritmo acelerado na busca pela precisão, solução, cura. Nada mais do que comum - rotineiro - num hospital.

Junte fluxo, vozes, informação, estudos, antibióticos, choros e tosses, adicione 147 anos de história, tradição e vanguarda nos tratos com a saúde em São Paulo.

Constituída Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência, em 1859, por 118 portugueses, se deu a origem, em 1874, do Hospital Beneficência Portuguesa, disponibilizando naquele momento 13 leitos - insignificante nos atuais tempos, mas algo que em muito repercutiu nos fins do século XIX. Hoje, o Beneficência é o maior complexo hospitalar privado da América Latina; corpo clínico composto por mais de 1400 profissionais, 5000 funcionários, 55 salas cirúrgicas e aproximadamente 1740 leitos.

Incontáveis foram às vezes que, cruzando o viaduto que leva o nome do hospital, me flagrei parado, apenas olhando aqueles grandes blocos brancos forrados de janelas, simetricamente alinhadas, algumas abertas, outras tantas fechadas; os grandes blocos brancos silenciosos.


 

Marcadores: , , , , , ,

Publicado por Adriano Vieland às 10:38 | permalink | compartilhar
I power Blogger topo