panoramasãopaulo
Nossa paulicéia: retratos, retalhos...
18/11/2006
Edifício Matarazzo, o "Banespinha"
Edifício Matarazzo, visto da entrada da Estação Anhangabaú do metrô, por Adriano Vieland

Nomes para o edifício-cubo-branco de concreto, junto da Praça do Patriarca, vizinho ao Vale do Anhangabaú e Viaduto do Chá não faltam; pare - educadamente é claro - uma pessoa na rua e pergunte: você sabe o nome desse prédio?

Algumas respostas que poderão "pipocar": Banespinha, Edifício Matarazzo, Conde Matarazzo, Palácio do Anhangabaú, Prefeitura, e por aí vai. Projetado pelo arquiteto italiano Marcello Piacentinni, a pedido do Conde Matarazzo, e inaugurado em 1940, segue linhas arquitetônicas de inspirações fascistas (em função da relação deste arquiteto com o regime de Mussolini).

Com seus 16 andares e quase 30 mil metros quadrados, é desde janeiro de 2004 sede da prefeitura, mas serviu originalmente como sede do grupo Matarazzo, e posteriormente - em 1947 - ao Banco do Estado de São Paulo. Uma caracteristica muito marcante para quem observa o edifício é o jardim Walter Galera, situado no topo; um verdeiro "parque-suspenso", com mais de 400 espécies plantas, flores, ervas medicinais e árvores.


 

Marcadores: , , , ,

Publicado por Adriano Vieland às 11:36 | permalink | compartilhar
I power Blogger topo