
Se você está nas proximidades do Hotel Jaraguá, ali onde se encontram a Avenida Consolação, a São Luís, a rua Martins Fontes, a Marjor Quedinho e o Viaduto 9 de Julho, tenha calma, diminua a pressa, desacelere o passo e simplesmente note o painel, que a mais de 50 anos, dá vida à face principal desse clássico edifício no "Centro Novo" de nossa paulicéia.
Trazendo a lembrança de remotas épocas onde o prédio serviu de abrigo às redações do Estado de S. Paulo e posteriormente do Diário Pupular, junto do espelho d'água, uma obra de rara beleza, um painel de pastilhas entitulado "Imprensa", de autoria de Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque Melo, ou simplesmente, Di Cavalcanti.
Nascido no Rio de Janeiro em 1897, o consagrado artista plástico, residiu quando ainda jovem na capital, chegando a frequentar (mas não concluindo) a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Foi um dos organizadores - e criou peças promocionais como cartazes e catálogos - da Semana de Arte Moderna de 1922. Falecido em 1976, Di Cavalcanti, diante a vanguarda de suas criações, é tido como um dos principais artistas da história de nosso país.
Marcadores: artes plásticas, Centro, edifícios, século XX
|