panoramasãopaulo
Nossa paulicéia: retratos, retalhos...
21/11/2006
Índio Pescador
Detalhe para o 'Índio Pescador', na Praça Oswaldo Cruz, por Adriano Vieland

Não se ter conhecido o histórico ou este não estar facilmente disponível para pesquisa; constato que a verdadeira missão em localizar referências seja uma das verdadeiras culpadas por muitas de nossas esculturas e monumentos encontrarem-se em pleno estado de abandono.

Um teste: tente encontrar alguma informação relacionada ao "Índio Pescador", escultura situada na Praça Oswaldo Cruz, logo no início da Avenida Paulista. O trabalho vai ser difícil, já aviso de antemão.

Correndo por entre livros e sites da rede, o que consegui levantar é sua autoria, de Francisco Leopoldo e Silva, mas quanto sua inauguração, a data é imprecisa - pelo menos não foi obtida nenhuma informação consolidada, possível de ser repassada com segurança.

O "índio" foi inaugurado, provavelmente, no início da década de 20, numa iniciativa do governo para que fosse reforçado o ideal do nacionalismo durante as comemorações do centenário da Indepêndencia do país.

Ali, o índio aguarda atento, fixo, sua caça, o peixe - que por leituras de crônicas da cidade, descobri que nunca chegou por aquelas bandas. Sua visão foi testemunha, por décadas, do lixo que ocupava seu "lago", e quieto suportou - seria a falta de informação - até recente reforma - atitude merecedora de cumprimentos - no qual, além de ter sua fonte limpa (mas ainda seca), teve seu jardim revisto e seu antigo piso em mosaico substituido por blocos intertravados. O índio voltou a ter posse de sua arma, a lança, que encontrava-se inexistente, por muitas vezes dando espaço à cabos de vassoura ou similares.

O peixe ainda não veio, mas a consciente atitude de sua valorização para a memória urbana, certamente trouxe um pouco de alegria para nosso querido e paciente amigo.


 

Marcadores: , ,

Publicado por Adriano Vieland às 10:41 | permalink | compartilhar
I power Blogger topo