panoramasãopaulo
Nossa paulicéia: retratos, retalhos...
19/12/2006
Edição extra: Casarão da Av. Liberdade
Imagem comparativa demonstrando como era a fachada, por Adriano Vieland, em imagem mesclada com reprodução de vídeo

Acima, uma foto que estava programada para ser levada "ao ar" no Panorama São Paulo, em janeiro do próximo ano, tive que adiantar.

Na madrugada da sexta para o sábado passado, 16 de dezembro, recebi com muito pesar a informação que um casarão histórico, na Avenida Liberdade, havia desabado. É triste ver mais uma testemunha de nossa história se perder, para sempre. Talvez tenha desistido de suplicar por ajuda, e ignorado a décadas, resolveu ruir... seguir seu caminho.

Obviamente menos preocupado com a não existência de vítimas graves, passei para um trabalho rápido de pesquisa em sites e jornais, para descobrir qual foi o casarão, uma vez que não tinha como me deslocar até o local, quando para minha surpresa me deparei, através de um link enviado pelo grupo PreservaSP, com um vídeo de uma matéria relacionada ao ocorrido, do programa SPTV Primeira Edição, da Rede Globo.

Minha suspeita se concretizava, era justamente o pobre casarão que tinha em mente; por uma incrível coincidência, admirado com sua beleza, e triste com seu abandono, no último dia 24 de setembro, durante uma saída fotográfica, havia registrado uma foto da fachada do casarão; é especificamente o trecho que veio a desabar. Talvez seja a última imagem dessa histórica fachada...

Veja abaixo as fotos comparativas, entre a imagem captada do vídeo, e minha fotografia.

Imagem comparativa demonstrando como era a fachada, por Adriano Vieland, em imagem mesclada com reprodução de vídeo


 

Marcadores: , , , , ,

Publicado por Adriano Vieland às 16:07 | permalink | compartilhar
I power Blogger topo