panoramasãopaulo
Nossa paulicéia: retratos, retalhos...
14/01/2007
Vila Itororó
Da escadaria da rua Martiniano de Carvalho, a Vila Itororó, por Adriano Vieland

Indecifrável, incomparável, extravagante, exótica, histórica, e infelizmente - totalmente - deteriorada. Situada na rua Martiniano de Carvalho, a Vila Itororó foi a primeira vila urbana da cidade e um marco no Bixiga, um dos berços da imigração em São Paulo.

Construída em 1922 pelo português Francisco de Castro, um tecelão e entusiasta da arquitetura e engenharia, tinha - e ainda tem - como destaque o casarão principal, de quatro andares, exibindo incontáveis ornamentos artísticos, muitos re-utilizados de outras construções demolidas, como o antigo Teatro São José.

Empregando técnicas então inéditas de projeto e construção, o casarão ficou famoso na época, sendo apelidado de a "Casa Surrealista". Somado a ele, nos 4,5 mil metros quadrados da área da vila, outras 37 casas foram erguidas, além de uma piscina, a primeira da cidade numa residência particular.

O local recebeu esse nome em função do riacho do Vale do Itororó, que corria ali, paralelamente ao conjunto de casas, e que posteriormente deu lugar à avenida 23 de Maio.

Tempos depois de sua inauguração e uso, com a finalidade de quitar antigas dívidas do tecelão, a vila foi leiloada, sendo arrematada pela Santa Casa de Indaiatuba, que passou a alugar as residências.

Longa vida à Vila Itororó; que venham reformas, restauros e melhorias - um potencial núcleo cultural para a cidade. Que todas as famílias que ali residem, vivem, sejam assistidas atenciosamente; é o mínimo que podemos desejar à esse gigante tesouro escondido de nossa metrópole.

Em qual outro lugar do país você encontraria um local assim?


 

Marcadores: , , , ,

Publicado por Adriano Vieland às 10:00 | permalink | compartilhar
I power Blogger topo