panoramasãopaulo
Nossa paulicéia: retratos, retalhos...
31/10/2006
Edifício Sampaio Moreira
Da Líbero Badaró, um olhar para o alto buscando contemplar cada detalhe do primeiro edifício da cidade, o Sampaio Moreira, por Adriano Vieland

A semente que deu origem a selva de pedra; é assim que podemos descrever em breves palavras o Edifício Sampaio Moreira. Concluído em 1924, foi o primeiro "arranha-céu" de São Paulo, com 13 andares, porão e ático, e seus 50 metros de altura - o que viria a romper os padrões horizontais das construções contemporâneas a sua realização.

Situado na Rua Líbero Badaró, 344-350, voltado ao Vale do Anhangabaú e plenamente visível da Praça Ramos de Azevedo e Viaduto do Chá, foi o edifício mais alto da cidade até a inauguração do seu vizinho, o Martinelli, em 1929, com praticamente o dobro de sua altura.

Projetado por Cristiano Stockler das Neves e financiado pelo comerciante português José de Sampaio Moreira, exibe de forma clara o momento de transição da arquitetura inspirada em linhas francesas, ornamentadas, para as linhas americanas, verticais.

Incrívelmente bem conservado, porém com diversos andares comerciais disponíveis, no térreo conta desde sua inauguração, com um dos patrimônios comerciais da cidade, a tradicional mercearia Godinho, famosa pelo excelente bacalhau norueguês que comercializa, além de vinhos, destilados, azeites, compotas, entre outros.


 

Marcadores: , , , ,

Publicado por Adriano Vieland às 09:57 | permalink | compartilhar
I power Blogger topo