panoramasãopaulo
Nossa paulicéia: retratos, retalhos...
16/10/2006
Shuhei Uetsuka
Destaque para a estátua de Shuhei Uetsuka, pioneiro da Imigração Japonesa, localizada no Largo da Pólvora, por Adriano Vieland

A estátua de Shuhei Uetsuka é uma homenagem da colônia Nipo-Brasileira ao pioneiro da Imigração Japonesa; ela se encontra no Largo da Pólvora, situado na Avenida Liberdade, próximo do prédio da FECAP. Dados históricos-culturais relacionados ao referido largo simplesmente ficam em segundo plano se analisarmos seu atual estado de conservação.

A situação na qual se encontra o largo, que poderia ser um belíssimo exemplar de praça em estilo oriental, é desesperadora, triste, lamentável e vergonhosa; um soco no estômago, capaz de acabar com qualquer passeio de manhã de domingo, e certamente não-incluído em qualquer programação de city-tour oferecido por agências de turismo na capital.

A água que deveria estar presente nos espaços reservados aos lagos para carpas - também inexistentes - foi devidamente substituída por poças de urina e água podre, onde as mais diversas espécies de larvas de mosquito tem a chance de se desenvolver e as ratazanas de se banhar; nos jardins, a presença marcante não é a do corte simétrico, a perfeita geometria oriental, e sim do capim, que cresce de forma desordenada.

Por de trás da falsa proteção das grades sujas que cercam o largo, e fazendo a decadente companhia ao velho Shuhei, o descaso desconcertante do lixo; incontáveis caixinhas vazias e maços amassados de cigarro, bitucas amareladas, garrafas quebradas, sacos de lixo, garrafas pet, embalagens do mais variados tipos e tamanhos, restos de madeira, excrementos, papelão e lata velha; soa de maneira patética a trancafiada presença de cestos direcionados à campanha seletiva de lixo; reciclada deveria ser a vergonha de cada um que passa e se contenta com o atual e surrado Largo da Pólvora; triste a companhia de um pioneiro homenageado. Quem deveria estar ao lado dele? É merecido esse destino? Salvem o Largo da Pólvora.


 

Marcadores: , , , ,

Publicado por Adriano Vieland às 11:02 | permalink | compartilhar
I power Blogger topo