panoramasãopaulo
Nossa paulicéia: retratos, retalhos...
04/10/2006
Vigília contínua
Imagem de Nossa Senhora em frente a Igreja da Ordem Terceira do Carmo, por Adriano Vieland

Numa manhã nublada, nota-se que discretamente, do outro lado da praça, Nossa Senhora observa de modo atento e centrado ao ininterrupto e caótico movimento da Praça da Sé, sua catedral, o Marco Zero, seus visitantes, moradores, perdidos e adoradores.

A pequena estátua ergue-se na frente de um verdadeiro tesouro esquecido, a Igreja da Ordem Terceira do Carmo, na Rua Rangel Pestana, 230, junto das praças Clóvis Bevilaqua e da Sé.

Histórica, praticamente engolida pelo edifício da Secretaria da Fazenda, a igreja sofreu incontáveis obras e mudanças estruturais desde sua inauguração, no ano de 1632.

É perceptível a necessidade por restauros, limpeza e revitalização; trata-se de uma relíquia de nosso patrimônio histórico - comparável as mais belas construções barrocas de Ouro Preto. Entre suas marcantes caractéristas, estão as paredes de taipa original, sua torre (que data de 1900), e seu interior, onde pode-se contemplar um raro exemplar de altar de madeira, do século XVIII em estilo rococó, imagens sacras vindas de Portugal no século XIX, e um órgão de 1930 em pleno funcionamento.

De autoria de Pedro Alexandrino, o painel presente no teto data de 1890, e do frei Jesuíno do Monte Carmelo são as pinturas do forro da capela e dos 24 beatos presentes no coro, que são de 1798. Realmente vale uma visita.


 

Marcadores: , , , ,

Publicado por Adriano Vieland às 09:01 | permalink | compartilhar
I power Blogger topo