panoramasãopaulo
Nossa paulicéia: retratos, retalhos...
28/11/2006
Colégio Santo Agostinho
Detalhe para a torre da igreja do Colégio Santo Agostinho, por Adriano Vieland

Nunca havia me atentado pelo conjunto que constitui o Colégio Santo Agostinho, até uma manhã de sábado, seis anos atrás.

Naquele dia, enquanto aguardávamos uma apresentação teatral na qual minha irmã iria participar - no Centro Cultural São Paulo - eu e meu avô estávamos conversando quando ele chamou minha atenção, dizendo que bem ali, onde hoje temos a estação Vergueiro do metrô, era o ponto exato em que ele tinha que saltar do bonde para ir ao dentista, que ficava próximo do referido colégio.

Disse ele que era muito bom ver que a região, apesar de todas as mudanças, contava ainda com a simples e bela igreja do Colégio Santo Agostinho e sua imponente torre, que então em sua infância e adolescência, era visível de diversos pontos da cidade, e tinha seu relógio como referência.

É bem provável que, passando pela Rua Vergueiro ou na Avenida 23 de Maio - na altura do Centro Cultural São Paulo - você já tenha também visto a torre.

O terreno onde foi erguido o colégio dos Agostinianos fica no alto do antigo Morro Vermelho, colina vizinha ao então Rio Itororó, hoje canalizado sob a Avenida 23 de Maio; o local foi adquirido em 10 de novembro de 1906, tendo a construção do colégio aprovada pelo Conselho Vice-Provincial em 1929, com obras sendo iniciadas em 1930 e autorização de funcionamento liberada pela Diretoria Geral de Ensino em 1931.


 

Marcadores: , , ,

Publicado por Adriano Vieland às 11:12 | permalink | compartilhar
I power Blogger topo