panoramasãopaulo
Nossa paulicéia: retratos, retalhos...
07/11/2006
Consolatrix-afflictorum-ora-pro-nobis
Detalhe para os ornamentos no frontão da Igreja da Consolação, por Adriano Vieland

Foi em 1799 que a Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e São João Batista idealizou a construção de uma primeira capela, a beira da trilha - atual Rua da Consolação - que levava à concentração indígena situada onde hoje existe o bairro de Pinheiros. O local, então isolado, era propício ao tratamento de doentes acometidos pelo mal de Hansen (lepra), um dos objetivos primordiais da irmandade.

A construção original, em taipa, deu lugar em 1907 ao atual templo, com sua respeitável torre de 75 metros de altura, e caracterizado por elementos góticos e românicos, cujo projeto é de autoria de Maximiliano Hell - o mesmo responsável pelo projeto da Catedral da Sé, vitrais da Casa Conrado Sorgenicht e pinturas de Benedito Calixto e Oscar Pereira da Silva.

São justamente as pinturas internas que notamos carecer de mais atenção; o teto, em alguns pontos, está descascando e com marcas de infiltração, mas é claro que por ser um marco da cidade, certamente os orgãos competentes estarão providenciando para o quanto antes as respectivas manutenções e processos de restauro - pelo menos é isso que esperamos.


 

Marcadores: , , ,

Publicado por Adriano Vieland às 10:13 | permalink | compartilhar
I power Blogger topo