panoramasãopaulo
Nossa paulicéia: retratos, retalhos...
06/11/2006
Santa Ifigênia, o viaduto
O Viaduto Santa Efigênia, tranquilamente vazio, numa manhã de domingo, por Adriano Vieland

Minha opinião: os cartões postais são, por muitas vezes, injustos. E o porquê dessa minha afirmativa? Simples, tente buscar em sua memória quantos postais da cidade, retratando nosso belo Viaduto Santa Ifigênia, mostram sua face superior? São poucos, muito poucos.

Sempre é retratada sua inconfundível estrutura metálica, planejada por José Oswald Nogueira de Andrade - pai do famoso escritor - pré-fabricada na Bélgica após anos de discussão e concorrência pelo projeto, e instalada na cidade entre os anos de 1911 e 1913.

Mas e seu calçamento? Seu mosaico - muitas vezes questionado por especialistas - composto de pastilhas coloridas plenamente ornado com suas luminárias? Ainda que inseridos num posterior momento à sua inauguração - em 1978 - compõe um dos mais belos conjuntos arquitetônicos da cidade - pelos menos essa é a opinião da mesma pessoa que considera os postais, por muitas vezes, injustos.

Talvez seja justamente a dificuldade de se fazer uma imagem que permita contemplar essa beleza ímpar na paulicéia a verdadeira culpada; durante boa parte das horas do dia, o viaduto encontra-se literalmente forrado por vendedores ambulantes com suas lonas plásticas, exibindo os mais variados produtos - um verdadeiro reino encantado para os camelôs. Mas fica aí nosso belo viaduto, tranquilo, numa manhã de domingo, e ao fundo, a neogótica Igreja de Santa Ifigênia situada no largo com o mesmo nome da santa.


 

Marcadores: , , ,

Publicado por Adriano Vieland às 10:54 | permalink | compartilhar
I power Blogger topo